Uso do calendário editorial para alavancar sua estratégia de conteúdo
Você sabe o que é um Calendário Editorial?
Ele serve para administrar a forma como você distribui conteúdo no ambiente digital. Além disso, é responsável por ajudar a encontrar oportunidades valiosas de negócios e maneiras inéditas de explorar as possibilidades da sua marca.
Para ter ainda mais chances de ser bem-sucedida, sua campanha de marketing digital precisa contar com um calendário editorial. É ele que vai ajudar a tornar seus processos mais práticos e assertivos.
Qual a importância de um calendário editorial?
Usar um calendário editorial vai além de simplesmente colocar suas pautas em dia, definindo datas e horários. Ele é um meio de visualizar melhor sua estratégia para tomar decisões mais inteligentes e atingir seus objetivos com mais sucesso. Sem essa possibilidade, fica difícil enxergar seus esforços em marketing digital de forma integrada.
Para que essa iniciativa traga os resultados esperados, é necessário fazer um planejamento que inclua as necessidades do seu conteúdo e as características da sua empresa. para isso, siga nossas dicas:
Analise as preferências do seu público-alvo
Antes de tudo, você deve fazer uma análise completa a respeito dos interesses da sua audiência, dando atenção especial aos tipos de informações que eles consomem, além dos dias e horários em que fazem isso.
Busque referências
A melhor forma de encontrar inspiração para a sua estratégia é conferir aquelas que já existem. Pesquise por empresas com posts semelhantes aos que você pretende fazer para sentir como são feitas as abordagens. Que tom, formato, tamanho e conteúdo elas usam?
Organize seu conteúdo
Para você se organizar da maneira ideal, vale a pena usar um modelo convencional de calendário. Depois, basta inserir nele os tipos de publicação que estão planejados, tendo atenção especial aos dias e horários recomendados. Fique de olho na ocorrência de datas comemorativas que condizem com o seu negócio, que podem ajudar a gerar pautas.
Deixe um espaço para novidades
Uma estrutura rígida não é a ideal para a sua estratégia. Um calendário editorial precisa ter lugar para que você crie conteúdo de forma espontânea. Surgiu uma nova tendência de um dia para o outro que impacte no seu negócio e seja importante noticiar? Crie um post para isso! é importante acompanhar o noticiário ou os trending topics, pois eles são capazes de oferecer oportunidades para a sua marca que você deve aproveitar.
Agora que você já sabe o que é um Calendário Editorial, qual sua importância e como fazer um, é hora de aproveitar todos os benefícios dele.
Acompanhe a yu.social nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin